sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

ANGELUS SILESIUS (1624-1676)

Angelus Silesius, era o pseudônimo de Johannes Scheffer, que nasceu em 1624, em em Breslau, na Polônia. Nascido em uma família luterana de posses recebeu uma fomação clássica, partiu em 1643 para estudar medicina em Strasbourg, Leyde e Pádua. Doutor em filosofia e medicina, tornou-se médico do príncipe de Öls, frequentando círculos místicos e ligando-se a Abraham von Franckenberg, díscipulo de Jacob Boehme. Foi luterano fervoroso até os 29 anos. Um ano após a morte de seu mestre, Scheffler converteu-se ao catolicismo em 1653, tomando o nome de Angelus Silesius. Passou a viver em retiro e silêncio durante três anos, e publicando vários poemas. Ordenou-se padre em 1661, com 37 anos, e escreveu panfletos contra os protestantes, continuando com sua obra poética.

Silesius foi um grande místico; procurou continuamente Deus dentro de si mesmo. Silesius foi um apaixonado por Cristo.

Foi místico cristão, filósofo, médico, poeta, jurista. Escreveu o livro "O Peregrino Querubínico", livro que reúne dísticos alexandrinos rimados. Silesius foi também um grande expoente da poesia barroca alemã.

Herdeiro da grande tradição de Eckhart e Tauler, mas também de Boehme, Angelus Silesius lhes deu uma expressão poética ímpar, além de qualquer formulação cofessional. Deus é indefinível, ao mesmo tempo Tudo e Nada, Ser e Nada. Diante de seu Criador, o homem não é nada e no entanto nele somente, que é "à imagem de Deus", este pode se contemplar. O homem deve assim abandonar-se totalmente, esvaziar-se de si-mesmo, para tornar-se aquilo que verdadeiramente é, um reflexo divino e deste modo eterno. O Peregrino Querubínico influenciou muitos filósofos alemães, sendo reconhecido como uma das formulações mais notáveis de um misticismo que supera toda e qualquer convenção.

Angelus Silesius faleceu em 1676, na cidade de Breslau, 52 anos.

PENSAMENTOS DE ANGELUS SILESIUS

"De tal modo Deus tudo ultrapassa, que nada se pode dizer: por isso melhor rezas a ele quando ficas em silêncio"

"Pára, aonde corres? O céu está em ti! Se procuras Deus noutro lugar, sempre mais o perdes"

"A mais nobre oração é quando o orante se transforma no íntimo naquele ao qual se ajoelha"

"Homem, se não sabes pedir graça a Deus com palavras, fica mudo diante dele: serás ouvido da mesma forma"

"Sem íntima comunhão com a divindade de Deus, como posso ser seu filho e ele meu pai?"

"Meu amor e meu tudo! - é o eco de Deus quando me ouve invocar: meu Deus e meu tudo!"

"O pássaro vive no ar, a pedra no chão, na água o peixe, e meu espírito na mão de Deus"

"Se de Deus nasceste, Deus floresce em ti, e sua divindade é tua seiva e ornamento"

"Sou vasto como Deus: não há no mundo inteiro quem me mantenha (oh, maravilha!) fechado em mim"

"Quando me perco em Deus chego de novo lá onde antes de mim eu era desde a eternidade"

"Quando pensas em Deus, em ti o ouvirás: se te calas e aquietas, ele sempre te falará"

"Deus me ama tanto quanto tudo sobre a terra: se não se tivesse encarnado, o faria agora por mim"

"Pode-se chamar o Altíssimo com todos os nomes; mas também, ao contrário, não lhe dar nome nenhum"

"Quem diz que algo no mundo é doce e amável ainda não conhece a beleza de Deus"

"Esvazia para Deus teu coração: ele não entra em ti se não vê o teu coração saído do teu coração"

"Tenho em mim a imagem de Deus: se ele quer ver-se, pode fazê-lo apenas em mim e em quem é como eu"

"O sábio jamais perdeu sequer um centavo: nunca teve nada, e nada lhe foi tirado"

"Eu próprio sou eternidade, quando abandono o tempo e me recolho em Deus e Deus em mim"

"Quanto mais te abandonas em Deus, mais ele nasce em ti; nem menos nem mais ele te ajuda em tuas fadigas"

"Sei que sem mim Deus não pode um momento viver: se eu nada me tornar, ele deve por certo morrer"

"Deus é fogo em mim e eu nele sou a luz: não estamos, juntos, profundamente unidos?"

"Nunca o homem bendisse mais altamente a Deus do que quando lhe concedeu gerá-lo como Filho"

"Se minha lâmpada deve espalhar luz e raios, o óleo, meu amado Jesus, deve jorrar de ti"

"Apenas Deus me ama: tanto se inquieta por mim que morre de temor que eu não o siga"

"Meu coração é um altar e minha vontade a vítima, minha alma é o sacerdote e o amor chama e brasa"

"Sou grande como Deus, e ele pequeno como eu; ele não pode estar acima de mim, nem eu abaixo dele".

"Puro como o mais fino ouro, firme como uma rocha, completamente límpido como o cristal: assim deve ser teu coração"

"Eu não sei o que eu sou, eu não sou o que eu sei:Uma coisa, e por tanto coisa nenhuma, um pequeno ponto e um círculo"

"Também sou filho de Deus, estou sentado a Sua direita: Seu Espírito, Sua carne e Seu sangue são em mim conhecidos"

"Deus não se dá a ninguém; se oferece a todos, para ser todo teu se tu O queres"

8 comentários:

Maria-Portugal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria-Portugal disse...

obrigada,amigo Gil...por nos fortaleceres com este trabalho!

Anônimo disse...

amigo, melhor que tudo é Deus, não há como Ele, é a fonte de toda a vida, é bom conhecer aqueles que tem sede e fome do Deus vivo e procuram encontra-lo, hoje tb aprendi a exprimentar a vida profunda com Deus, onde é possivel ter experiencia pessoal com ele, uma das obras que me tem ajudado nesta caminhada foi madame guyon , esprimentando cristo através da oração, descobri pessoas que tem experiencias sobrenaturais com Deus arrebatamento de sentidos vão até ao terceiro ceu, e contemplam o pai na gloria desfrutam do paraiso antecipadamente, tb eu tenho começado a exprimentar este tipo de experiencias com Deus, melhor que saber a respeito de Deus é conhece-lo pessoalmente, sou um cristão que procura Deus

nazareth bessa disse...

bom dia e muito agradeçida
as4 da manhà lendo A NUVEM DO NÃO SABER lhe encontrei acompanhado de meus amados amigos do AMORMAIOR.
VIDAMARAVILHOSA QUE USA A TECNOLOGIA COMO BENÇÃO.que susto bom encontra-lo

nazareth
Amazõnia brasileira

Unknown disse...

Muito obrigado por compartilhar conocosco esssas maravilhas!

Emmanoel Jetro disse...

Boa noite amigo Gilberto, gostei muito da postagem, gostaria de saber se autorizas postar em meu blog?!
Com carinho
Emmanoel Jetro.

Anônimo disse...

descobri esta página,por meio de uma pesquisa sobre a Oliveira,parece incrível,nem sei como cheguei até Silesius,no decorrer dos assuntos,surge ouro,madeira nobre,Templo de Deus,Nós,Templo de Salomão,incrível,como são as coisas,grande filósofo.Interessante essa briga; luterano(como os grandes compositores da música clássica,a maioria - protestantes - e depois torna-se padre católico romano,que briga espiritual.Eu também comecei meus estudos em Ordem religiosa,mas,segui outros caminhos.Sou da área de História/Geografia/socilogia/Política Internacional - PUC-SP , FSP-SP,entre outras,abraços a todos.

sheila nuness disse...

Uauuu, tô sem palavras, amando, estava precisando deste mergulho, graça e Paz!!!