quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

A ORAÇÃO DE JESUS

A "Oração de Jesus" se tornou conhecida entre nós por um escritor russo desconhecido, que escreveu o "Peregrino Russo". O herói do livro, é um homem pobre que perde tudo o que possui devido a uma sequência de calamidades e parte para uma jornada, buscando aprender como "rezar incessantemente". Ele finalmente chega a um mosteiro onde aprende que orar não é uma ocupação da mente mas uma ocupação do coração. Lá ele aprende a rezar a "oração de Jesus" até que ela se torne a música de fundo em tudo o que ele fizer e onde quer que vá. Uma vez que a oraçao se torna parte de seu espírito, ele reza inconscientemente por todo o dia e alcança seu objetivo de "orar sem cessar".

Não precisamos ter esse objetivo de rezar incessantemente para nos beneficiarmos de um exercício como a Oração de Jesus. Há um pronunciado "efeito centralizador" com a oração. Ela nos aquieta e nos prepara para escutar a Deus. Direciona nossa atenção para além das necessidades de nossa vida diária neste mundo e nos recorda do outro, nos conectando com matérias mais profundas, capacitando-nos a relembrar quem somos e de Quem somos.A Oração de Jesus em si mesmo é a fórmula simples, "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tende compaixão de mim, pecador", repetida incessantemente. Geralmente é associada com nossa respiração, de modo que ao inalarmos dizemos em voz alta ou silenciosamente, "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus", e ao exalarmos, "tende compaixão de mim, pecador".

Não há nada de mágico sobre essa fórmula particular, e ela pode ser modificada para satisfazer seu gosto ou estilo pessoal. Pode-se optar por qualquer fórmula que agrade e ao escolhê-la, ela vai funcionar do mesmo modo. Contudo, será melhor se for "rítmica", "ressonante" e "adequada". Algumas pessoas escolhem uma oração que se ajusta ao rítmo de seu passo enquanto caminham. Embora isso não seja necesário, algum rítmo é importante para fazer com que a oração seja "uma" conosco. Ressonância requer que a oração tenha suavidade e flua por si mesma. E "adequada" significa que estejamos confortáveis com a fórmula e não precisemos ficar procurando uma "melhor" a cada instante.
Abba Isaac disse: "A fórmula para contemplação consiste da constante repetição: "Senhor, apressai-vos em socorrer-me, O Deus socorrei-me sem demora" (Salmo 40,13).
Outras formas incluem, mas certamente não se limitam a:

. "Senhor Jesus."
. "Senhor Jesus Cristo."
. "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tende compaixão de mim."
. "Senhor Jesus Cristo, tende compaixão de mim."
. "Senhor, tende compaixão, Cristo, tende compaixão, Senhor, tende compaixão."
. "Senhor, tende compaixão".

Podemos invocar o Nome de Jesus em diversos contextos, numa praia, no ônibus, numa fila, num parque, numa caminhada, ou solitários em casa... Cada pessoa há de encontrar a forma mais apropriada à sua oração individual. Contudo, qualquer que seja a forma usada, o coração e o centro da invocação devem ser o próprio santo Nome, a palavra Jesus. Aí reside toda a força da invocação.A invocação do Nome deve trazer Jesus à nossa mente. O Nome é o símbolo e o portador da pessoa de Cristo. De outra forma, a invocação do Nome seria mera idolatria verbal. "A letra mata mas o espírito vivifica" (2Cor3,6).

A presença de Jesus é o conteúdo real e a substância do Santo Nome. O Nome tanto significa a presença de Jesus, como traz sua realidade. Ao pronunciar o Nome, estamos invocando a presença de Nosso Senhor. "Prostrando-se, adoraram-no" (Mt 2,14). Pronunciar refletidamente o Nome de Jesus é conhecer que Nosso Senhor é tudo. "Por isso Deus o exaltou grandemente e lhe deu um Nome que está sobre todo o nome, de modo que ao Nome de Jesus se dobre todo o joelho" (Fl 2,8-10). "O teu nome é como um bálsamo derramado" (Ct 1,2).

Um comentário:

Anônimo disse...

Ainda esta noite de madrugada o teu amor dara conta de que te ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 hs da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoará e a sua vida não será a mesma.... LEIA SOZINHO ESTA SIMPATIA E AMARRAÇÃO AMOROSA porque no passado eu tbém não acreditava que ia dar certo, mas... funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas pra ela tbem funcionou! AGORA VEREMOS... Para você mesmo diga o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)... Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo
( Venha cá Anjo de luz eu te invoco para que desenterre E.O.S. de onde estiver ou com quem estiver e faça ela me telefonar ainda hoje,apaixonado e arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que E.O.S. venha para mim V.G.F.S.C,
afaste todos àqueles que tem contribuído para o nosso afastamento e que ela não pense mais nos outros...
mas somente em mim. Que ela me telefone e me ame. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém... Publique 3 vezes
Voltar ao Topo