terça-feira, 29 de abril de 2008

SANTA CATARINA DE SENA (1347-1380)

Catarina, nasceu em Sena, na Itália, em 1347. Sua mãe, Lapa Benincasa deu à luz duas gêmeas em seu vigésimo quarto parto. Uma delas não sobreviveu após o batismo. A outra, Catarina, tornar-se-ia a glória de sua família, de sua pátria, da Igreja e do gênero humano.
Giacomo di Benincasa, seu pai, era um tintureiro bem estabelecido, homem simples, leal, temeroso de Deus.

Catarina, a penúltima da família e caçula das filhas, teve a predileção de todos e cresceu num ambiente moral puro e religioso.

Como a Providência divina tinha desígnios especiais sobre ela, desde cedo Catarina foi cumulada de favores celestes, privando com Anjos e Santos. Aos sete anos, fez voto de virgindade; aos 16, cortou sua longa cabeleira para evitar um casamento; e aos 18, recebeu o hábito das Irmãs da Penitência de São Domingos. Vivia, já aos 20 anos, só de pão e água. Foi agraciada com favores sobrenaturais, como o "casamento místico"; recebeu estigmas semelhantes aos de Nosso Senhor e teve uma "morte mística", durante a qual foi levada em espírito ao Inferno, ao Purgatório e ao Paraíso; teve também uma "troca mística de coração" com Nosso Senhor.

Apesar de ser uma simples leiga, teve um papel muito influente na sua época. Foi uma promotora da paz entre as cidades da Itália.

Catarina teve sucesso com relação ao fim do "exílio de Avignon". Desde 1309, com Clemente V, o Papado havia sido transferido para aquela cidade francesa, de onde era dirigida toda a Cristandade. Gregório XI a chamava para dar sua opinião em pleno Consistório dos Cardeais. Ela o convenceu a voltar a Roma. Em 17 de janeiro de 1377, Gregório XI deixa Avignon, apesar da oposição do rei francês e de quase todo o Sacro Colégio.

Catarina foi uma mulher de fogo e recebeu muitas revelações. Entre o que Deus lhe revelava, havia coisas sublimes e outras terríveis. Ela pediu aos seus secretários que, assim que a vissem entrar em êxtase, anotassem suas palavras. Daí nasceu o livro do diálogo entre a alma e Deus, conhecido hoje em dia pelo nome de "Diálogo". Ela também escreveu muitas cartas e orações.

Catarina faleceu em Roma, em 1380, com 33 anos. Foi proclamada Doutora da Igreja por Paulo VI.

PENSAMENTOS DE SANTA CATARINA DE SENA

"Que motivo vos fez constituir o homem em dignidade tão grande? O amor inestimável pelo qual enxergastes em vós mesmo vossa criatura, e vos apaixonastes por ela; pois foi por amor que a criastes, foi por amor que lhe destes um ser capaz de degustar vosso Bem eterno"

"Foi na dispensa da hierarquia eclesiástica que eu guardei o Corpo e o Sangue do meu Filho".

"Foi no seio da Igreja hierárquica que o Senhor depositou o seu mais precioso tesouro."

"Pelo amor, o homem se torna um outro Cristo. É pelo amor que o homem se une a Deus"

"A Eucaristia é o meio mais apto para a união do homem com Deus e maior conhecimento da Verdade"

"Os males desta existência não são punições, mas correção a filho que ofende"

"O caminho para atingir o conhecimento verdadeiro e a experiência de Deus é este: nunca abandonar o auto-conhecimento"

"Conhecendo-te, tu te humilharás ao perceber que, por ti mesma, nada és"

"Ao optar pelo Meu amor, o homem faz opção também de sofrer por Minha causa, qualquer que seja a modalidade da dor"

"É na adversidade que se prova ter paciência e amor"

"Toda virtude se realiza em relação ao próximo, bem como todo pecado"

"O amor por Mim e pelo próximo são uma só coisa"

"A humildade brota do auto-conhecimento"

"O orgulho é a raiz de todos os vícios"

"O demônio é fraco e nada pode além daquilo que Eu lhe permita"

"Nesta vida ninguém vive sem cruz"

"Querendo progredir é preciso que tenhais sede"

"Considero feito a Mim o que fazeis para os homens"

"Nada mais desejo que a vossa santificação"

"Ninguém deve desejar satisfações e visões espirituais, aspire somente a virtude"

"Tudo quanto quero ou permito tem uma finalidade: que atinjas a meta para a qual vos criei"

"Recompenso quem trabalha por Minha glória. Sou alegre e faço feliz quem cumpre a Minha vontade"

"Não obrigues outras pessoas a viver como tu vives"

"Todo mal é ausência de amor"

"Ao querer dar um homem um grande tesouro, associo-lhe o peso de muitas dificuldades"

"Quero que sejais santos. Tudo o que vos acontece tem essa finalidade"

"Tenham a certeza de que quando eu morrer, a única causa de minha morte será meu amor pela Igreja".

"Oh meu padre, se o senhor tivesse visto a beleza de uma só alma em estado de graça, estaria pronto a morrer mil mortes por uma só!"

"Disse-me o Senhor: 'Assim que uma alma entra no céu, todos os eleitos participam de sua glória e assim também ela participa da felicidade de todos. Os meus eleitos viverão na alegria, é a felicidade proporcionada pela visão de minha divindade e a companhia de Jesus, Cordeiro Imolado. É uma paz, uma alegria perfeita, uma luz sem sombras, uma felicidade soberana, infinita, sem limites"

"Vós, Trindade eterna, soi meu Criador e eu, vossa criatura. De novo me criastes no Sangue de vosso Filho. Nesta nova criação conheci que vos enamorastes da beleza de vossa criatura".

"Ó abismo, ó eterna divindade, ó mar profundo! E que mais poderíeis dar-me que dar-vos a mim? Sois fogo que sempre arde e não consome. Sois fogo que consome todo amor-próprio da alma. Sois fogo que destrói toda frieza"

"Oh Trindade eterna, foco e abismo de caridade, dissolvei já, a nuvem deste corpo meu! O conhecimento que me destes de vós, em vossa verdade, me impele ao desejo de me livrar do peso deste meu corpo e dar a vida pela glória e louvor de vosso nome! Pois saboreei e vi, com a luz do intelecto, na vossa Luz, vosso abismo, Trindade eterna, e a beleza de vossa criatura"

"Oh quão doce e gloriosa é esta virtude da obediência! Nela estão todas as outras virtudes, porque concebia e gerada pela caridade. Nela está fundada a pedra da santíssima fé. É rainha tal que quem a desposa, nenhum mal padece, mas tem paz e tranquilidade. As ondas do mar tempestuoso não a podem prejudicar e não a ofende tempestade alguma."

"Oh eterno e infinito Bem, oh louco de amor! Será que necessitais de vossa criatura? Parece-me que sim, pois agis como se sem ela não pudésseis viver, embora sejais vós a vida, pois todos os seres recebem a vida de vós, e sem vós ninguém vive... Vós vos enamorastes de vossa criatura, nela pusestes vossa complacência, como ébrio de sua salvação! Foge de vós, e andais a sua procura! De vós se afasta, e dela vos aproximais!"

"Oh Maria, templo da Santíssima Trindade! Oh Maria portadora do fogo e da misericórdia... Oh Maria, co-redentora do gênero humano porque, tendo vós fornecido vossa carne ao Verbo, foi resgatado o mundo. Resgatou-o Cristo com sua paixão; e vós, com vossa dor do corpo e da alma, com vossa compaixão"

"Pai eterno, porque elevastes o homem a tanta dignidade? Foi o amor inefável com que vistes, em vós mesmo, a vossa criatura e vos enamorastes dela. Por isso a criastes por amor e lhe destes o ser, para que ela experimentasse o vosso sumo e eterno bem"

"Somos a vossa imagem e vós, a nossa, pela união que realizastes no homem, velando a divindade com a miserável nuvem e massa corrompida de Adão. Quem foi a causa? O amor. Vós, ó Deus, vos fizestes homem e o homem se tornou Deus"

Nenhum comentário: