terça-feira, 29 de abril de 2008

WALTER HILTON (1340-1396)

Walter Hilton nasceu em 1340, em Thurgarton Priory. Foi escritor e místico inglês. Viveu alguns anos como eremita e logo tornou-se cônego Regular Agostiniano. Estudou teologia em Paris e foi ordenado sacerdote. Pregou o caminho da introspecção em A Escala da Perfeição, obra destinada aos reclusos.

Walter Hilton estudou em Cambridge, 1357-1382, começando então os seus estudos em direito canónico, antes de se tornar num Cónego Agostiniano em Thurgarton, cerca de 1386. Sentiu-se atraído pela vida solitária, escrevendo ao seu amigo Adam Horsely sobre o assunto antes de Adam ter entrado para a Cartuxa de Beauvale. Além disso, escreveu a sua obra principal, A Escada da Perfeição, e os Oito Capítulos sobre a Perfeição.

Walter Hilton, é autor de "A Escala da Perfeição", onde temos o uso de metáforas coordenadas com o uso de funções corporais para que se possa compreender a importância de seu relacionamento com Deus; a sua preocupação constante com o mistério da Encarnação evita os extremos de linguagem, mesmo à custa de uma amputação das tensões violentas que existem quando se vive a vida do espírito.

Hilton é considerado um dos grandes místicos ingleses na linha de A Nuvem do não-saber. Sua obra "A Escala da Perfeição", escrita em inglês, trata de restabelecer a imagem confusa de Deus na alma em duas etapas: a) pela fé; b) pela fé e a experiência sensível. Deus encontra-se separado da alma por uma "noite escura". A alma afastada das coisas terrenas é dirigida pela fé até as coisas do espírito. No final está a verdadeira imagem do Deus vivo. Hilton escreveu também outras obras espirituais em latim.
Walter Hilton morreu em 1396.

PENSAMENTOS DE WALTER HILTON

"É muito melhor ser separado da visão do mundo nesta noite escura, por muito penoso que isso possa resultar, que morar fora, ocupado nos falsos prazeres do mundo... Porque quando estás nessa noite, te encontras muito mais perto de Jerusalém que quando estás na falsa luz. Abre teu coração ao movimento da graça e acostuma-te a residir nesta obscuridade, intenta familiarizar-te com ela e encontrarás rapidamente que a paz, e a verdadeira luz da compreensão espiritual inundarão tua alma".

"Deste tipo de oração, fala nosso Senhor em um quadro, a saber: ‘E o fogo ascendido sobre o altar não se apagará, senão que o sacerdote porá nele lenha cada manhã... não se apagará.’ Quer dizer, o fogo do amor sempre estará asceso na alma de um homem ou mulher devoto e limpo, o qual é o altar de Deus. E o sacerdote cada manhã deve agregar-lhe madeira, e alimentar o fogo; quer dizer, este homem por meio de salmos santos, pensamentos puros e um anelo fervente, deve alimentar o fogo do amor em seu coração a fim de que em nenhum momento se apague."

"Estas obras (de misericordia), ainda que sómente sejam ativas, ajudam muito, e dispõe o homem, no começo a alcançar depois a contemplação".

"Um pecado venial de sua própria vontade é um obstáculo maior ao experimentar o amor de Jesus Cristo do que o pecado de alguém, no entanto, muito maior. É evidente, então, de que você tem que endurecer o seu coração contra si próprio, humilhando e detestando-se mais fortemente por todos os pecados que fazem você voltar a partir da visão de Deus, do que você detesta os pecados dos outros. Se seu próprio coração está livre do pecado, os pecados dos outros não vão machucar você. Portanto, se você desejar encontrar a paz, tanto neste mundo como no céu, siga os conselhos de um dos santos pais, e diga todos os dias: "O que eu sou?" e não julgar outros"

"Eles não devem temer, nem considerar como pecado, ou tomar ao coração qualquer mal ou impulsos para o pecado ou a blasfêmia, ou dúvidas sobre o Sacramento, ou de qualquer outra dessas tentações feias; para essa experiência as tentações fazem mal a alma não mais do que o latido de um cão ou a picada de uma pulga.
Eles são problemas para a alma, mas desde que não prejudiquem o homem, coloque-os de lado e ignore-os. Não é bom para lutar contra eles, ou de tentar domina-los pela força, pois o quanto mais uma pessoa luta contra eles, mais eles se tornam persistentes".

"A finalidade da oração não é o de informar o que desejamos a nosso Senhor, porque Ele conhece todas as suas necessidades. É capaz de tornar você habil e pronto para receber a graça que nosso Senhor irá dar-lhe livremente. Esta graça não pode ser vivida até que tenha sido refinado e purificado pelo fogo do desejo na devota oração. No entanto, a oração, não é a causa pela qual nosso Senhor dá graça, ela é, todavia, o meio através do qual a graça, dada livremente, vem para a alma"

"Considerem-se todos mais como um pecador, porque você não pode sentir-se ser aquilo que você é".

"Portanto, nós precisamos conhecer os dons nos dados por Deus, para que possamos usá-los, por isso nós vamos ser salvos."

"Algumas pessoas compreendem a caridade de nosso Senhor e são salvos por ela; outros, nesta dependência da misericórdia e bondade, continuam em seus pecados, achando que ela pode ser deles sempre que assim o desejarem. Mas esse não é o caso, pois para eles, ela é demasiado tarde e são apanhados em seus pecados antes de eles esperarem, e assim danam a si próprios".

"Há muitos que são hipócritas embora eles acham que não são, e há muitos que têm medo de ser hipócritas, embora eles certamente não são. Qual é o que é um e qual é o outro sabe Deus, e nenhum deles, mas Ele"

"O que é a humildade, mas verdadeira? Não existe nenhuma diferença real"

"Eu desejo o amor de Deus, não porque sou digno, mas porque eu sou indigno"

"Alguém que ama a Deus mantém a humildade em todos os momentos, e não com cansaço e luta, mas com prazer e alegria".

"Outros, que têm a comum quantidade de caridade e ainda não cresceram em graça a esta medida, mas são guiados por sua própria razão, lutam e esforçam-se todos os dias contra os seus pecados, a fim de adquirir virtudes. Tal como lutadores, eles estão por vezes no topo e, às vezes, por baixo. Essas pessoas estão fazendo bem. Eles adquirem virtudes através da sua própria razão e vontade, mas não porque eles amam e deleitam, na virtude, por que têm de exercer toda a sua energia para superar os seus instintos naturais, a fim de dominá-los. Por conseguinte, nunca desfrutam de paz verdadeira ou vitória final. Eles vão receber uma grande recompensa, mas eles ainda não são suficientemente humildes. Eles ainda não colocaram a si próprios totalmente nas mãos de Deus, porque eles ainda não vêem-no".

Um comentário:

deci disse...

Olá onde posso encontrar esse livro para comprar?